quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A brincadeira da gravata na festa de casamento


Vários noivos têm receio de fazer a famosa brincadeira de cortar a gravata do noivo. Veja como "pedir" de modo saudável, sem causar constrangimentos.

A brincadeira da gravata é um assunto polêmico nos casamentos, para alguns passar de mesa em mesa pedindo dinheiro é um tanto constrangedor, para outros é sinônimo de diversão que ajuda muito os noivos na hora de fazer a viagem de lua de mel, pagar as despesas do casamento, comprar algumas coisas para casa que estão faltando e até a fazer a primeira compra do mês no supermercado.

Tem muito convidado que acha um absurdo a brincadeira, pois além de dar presente de casamento, gastar com aluguel do traje para o dia, ainda ter que tirar dinheiro do bolso para a gravata. Não é obrigatório participar da brincadeira, o que não vale é deixar a pessoa constrangida.




Já diz o ditado “Dez reais não irá deixar ninguém mais rico nem mais pobre” e além do mais, o valor não é estipulado, o convidado contribui com o que ele pode, isso nada mais é que uma forma de demonstrar carinho pelos noivos.

Se os noivos forem preocupar com o que os convidados irão pensar, vai ser difícil arrecadar o dinheiro de forma divertida. É preciso se render a tradição de cortar a gravata do noivo.

Os padrinhos e amigos do noivo se reúnem e começam a passar de mesa em mesa com uma tesoura e uma gravata fazendo a maior euforia e pedindo contribuição para ajudar os pombinhos. Quem ajuda com moeda ou nota ganha um pedacinho da gravata como agradecimento. Isso tudo deve acontecer à base de muita alegria e descontração para que os convidados sintam-se a vontade para dar boas risadas ou até mesmo recusar sem constrangimento.

Hoje em dia, a brincadeira da gravata ganhou novos formatos e uma maneira de fazer a brincadeira é através de mini-gravatas que são distribuídas como lembrança para cada um que colaborar. Essas gravatinhas podem ser encontradas como chaveiros ou réplicas em miniatura com tags escritos o nome dos noivos.





As mini-gravatas substituem com muito charme o tradicional pedacinho da gravata, tendo em vista que os convidados levarão algo para guardar como lembrancinha e não para jogar fora.



Outra opção são os adesivos com frases engraçadas do tipo “Mão de vaca”, “Já dei”, “Esse é o cara”, “Dei chorando, mas dei” e outras que seguem o mesmo estilo para colar nos convidados, aposentando de vez a tesoura.


Agora se não quiser estragar uma gravata só para isso, vale comprar uma especial para a ocasião ou mandar fazer uma gravata gigante de 2 metros, tudo de acordo com o estilo e gosto dos noivos podendo seguir a gravata do noivo, a cor da decoração do casamento ou em estilos sortidos com estampas, listras e cores diferentes.

Utilizar adereços engraçados de festa neste momento é uma boa alternativa dar o clima e quebrar o gelo.

Antes de tudo, já combine com seus amigos quem fará parte do grupo da gravata e veja qual o melhor horário para passar nas mesas, tente não passar logo quando a festa começar ou durante o jantar.

Há diferentes formas de fazer cortar a gravata, o importante é levar na brincadeira e lembrar que a ajuda não é obrigatória. Se seus convidados estão presentes no seu casamento, isso já basta.