quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Franquias virtuais crescem no mercado brasileiro via Exame.com



Quando o franqueador Rafael Grizzo fundou o portal SeuEvento.Net, tinha o objetivo de encurtar o caminho entre clientes e fornecedores. A ideia do empreendimento surgiu da experiência da agência que tocava, na área de marketing direto e propaganda. “Precisei do serviço para organizar um evento grande de um cliente em 2005 e, na época, não havia como encontrar fornecedores a não ser pegando o carro e indo atrás”, comenta. A dificuldade existente em diferenciar fornecedores de qualidade virou a oportunidade para Grizzo, que trabalhou na elaboração do portal durante um ano. O SeuEvento.Net foi fundado em 2007 e passou por quatro reformulações, mas o aperfeiçoamento é contínuo, segundo ele.

A expansão via franquias começou em 2009, estratégia adotada para dar agilidade ao crescimento do negócio. O SeuEvento.Net reúne anunciantes fornecedores do ramo de casamentos, aniversários, festas de empresas e formaturas. Entre os visitantes mais assíduos, estão noivas e mães para fazerem festas infantis. O lucro médio sobre o faturamento é de 60% e os royalties correspondem a de 8% sobre o montante bruto. Não é cobrada taxa de publicidade, porém cabe ao franqueado desenvolver ações de propaganda na sua região. Cada um tem uma delimitação de uma cidade, com exceção de São Paulo e Rio de Janeiro.

É função do franqueado desenvolver técnicas para fazer seu site ser visto. Uma das franqueadas da capital paulista, Yolanda Cirello, apostou em parcerias para divulgar o portal e na presença em redes sociais, atraindo anunciantes e visitantes para realizar um evento. Atualmente com uma equipe de três vendedores, ela afirma que, por enquanto, precisa de outra renda até ter o ponto de equilíbrio. “Há três meses, operava no vermelho, mas era esperado.”

Atualmente com 17 franquias, a expectativa de Rafael Grizzo é de ultrapassar as 40 unidades em dois anos.

Por Camila Almeida, de Exame.com